terça-feira, 5 de junho de 2012

VISÃO E DISCIPLINA!

-SERVAMARA-


Neemias foi um verdadeiro líder, um homem de visão, de extrema persistência para a concretização do chamado, da maior tarefa que o Senhor o ordenou, selou; onde predominou ação, oração, vigilância, ordem e disciplina; mas bastou ele se afastar por alguns dias de Jerusalém, indo a Pérsia, para quando retornar observar inúmeros abusos cometidos pelo seu povo. Ne 13: 6-7

Mas ele não ficou impassível diante dessas aberrações, reuniu o seu povo para a leitura da Palavra, onde nela estava escrito que os povos estrangeiros, os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, porque eles negaram o pão e água aos filhos de Israel, e não foram ao seu encontro, e ainda usaram a Balaão para os amaldiçoar, mas o Senhor por sua graça e misericórdia transformou essa maldição em benção.

E agora eles deviam se afastar desses povos, como anteriormente já tinham sido advertidos, e firmaram uma aliança de fidelidade ao Senhor, e que não seriam celebradas sociedades, nem casamentos com esses povos. 

Outra aberração cometida, que muito indignou Neemias foi o sumo sacerdote Eliasibe ter cedido uma câmara na casa de Deus para Tobias, em virtude dos casamentos mistos realizados, que os uniram em parentesco; novamente Neemias foi veemente, e  procurou logo purificar o templo, expulsando Tobias do templo.

O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.

E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso.  Ne 13:8-9

E ele também observou que não estavam dando os quinhões ao levitas;  e contendeu com os magistrados, querendo saber as razões deles desampararem a Casa de Deus; e logo providenciou ser restaurada a manutenção dos levitas.

E por causa da sua atitudes enérgicas, o povo de Judá voltou a trazer os dízimos do grão, do mosto e do azeite dos celeiros.

Mas ele também observou que os comerciantes traziam mercadorias para venderam no sábado, profanando os santos desígnios do Senhor; Neemias os alertou que agindo assim eles provocariam a ira do Senhor sobre eles, e Neemias não poderia permitir essas inquidades, tomando as devidas providências cabíveis.
.
E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?

Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.

Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.

Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado.  Ne 13: 17-21

Depois disso, ele pediu que os levitas se purificassem, guardassem as portas, para santificar o sábado;

E também contendeu com os judeus que tinham realizado casamentos mistos com os povos pagãs; eles além de desagradar ao senhor, estavam perdendo as suas tradições, costumes, e se envolviam com as idolatrias dos outros povos; e Neemias relembrou do que ocorreu com rei de Israel Salomão e das suas iniquidades casando com mulheres pagãs, que influenciaram ele, a cultuar os seus diversos deuses, e ele cometeu diversas idolatrias, desagrando e irando ao Senhor!

Dever cumprido, um verdadeiro líder, homem de Deus, que tinha a consciência limpa, que cumpriu todos os desígnios do Senhor, e pode clamar com a certeza, que seriam atendidos os seus apelos:

Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias.
Neemias 13:14


Que esse grandioso exemplo de Neemias jamais seja esquecido por nós; e que sempre possamos consultar as Escrituras, e meditar em suas palavras, ações, quando quisermos reconstruir, reedificar as nossas vidas, e também renovar a nossa comunhão com o Senhor.

E nunca devemos nos misturar, nos contaminar com os manjares malignos ofertados por uma sociedade má e decaída; o Senhor nos chamou para sermos santos, separados, a Sua imagem e semelhança!

E podemos também aprender com Neemias a jamais nos calarmos perante as iniquidades, aberrações da nossa sociedade, nem muito menos, das igrejas; onde houver violação dos santos desígnios do Senhor, não podemos aceitar, concordar, e temos de exortar, até que seja tirado do nosso meio o anátema!

A nossa espada, o nosso maior estandarte é a Palavra:

ESTÁ ESCRITO!

E que essa caminhada de fé continue dia após dia...até o grandioso Dia do nosso encontro com o Senhor!










Nenhum comentário:

Postar um comentário